Mutações - o que é

A cor da calopsita na natureza é cinza, chamada de "padrão silvestre" e apresenta dimorfismo sexual, o que significa que é possível identificar visualmente machos e fêmeas, quando adultos, conforme foto a seguir:

 

fêmea (à esquerda) e macho (à direita)

 

MUTAÇÕES - O QUE SIGNIFICA?

 

Mutações significam alterações na cor das aves em relação à cor original, neste caso das calopsitas a cor original é a cinza silvestre, aquela encontrada na natureza 

 

Mendel formulou uma série de leis ou regras que regem a herança de características que passa dos pais para os filhos, como por exemplo, a cor das penas.   Cada filho recebe um conjunto de genes de cada progenitor (pai e mãe), resultado da fertilização do óvulo, ou seja, a junção do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe terá como resultado o ovo ou seja um novo ser vivo.  

Os genes estão alojados nos cromossomos, e geralmente existem dois genes para cada característica.  As mutações são alterações dos genes que se escondem e ficam numa forma latente (recessiva) em oposição à forma normal do gene. As mutações na Natureza podem ser prejudiciais à sobrevivência da espécie. No caso da variação da cor da plumagem , as cores mais claras são mais visíveis aos predadores numa floresta, ao contrário de uma cor que possa se confundir (o verde com as folhas de plantas e árvores).  Por isso certos "genes" não sobrevivem na Natureza, mas mantém-se latentes nas populações. 

É possível uma ave ser portadora de um gene recessivo, mas na sua aparência não apresentar o gene daquela cor, que será revelado nos seus filhos ou descendentes se ela cruzar ou acasalar com um indivíduo possuidor de um gene recessivo . 

Em cativeiro estas leis ou mecanismos são usados para obter novas cores diferentes ou mutações criando novas variedades de aves e maximizar a produção de mutações ou fixar novas cores. 


COMO QUE AS CORES DAS PENAS SÃO DETERMINADAS 
 

Foi a partir da cor Cinza Silvestre que surgiram tantas variações e combinações de cores, os quais chamamos de "mutações". A calopsitas nas cores mutantes dificilmente sobreviveriam na natureza, devido à facilidade de sua localização pelos predadores.

A coloração nas calopsitas é derivada de dois pigmentos :

Melanina   É a que determina a cor cinza na calopsita e também está presente nos olhos, bicos e pés.  Você irá notar que algumas calopsitas tem os bicos e pés mais escuros do que outros. 

Alguns arlequins apresentam o bico com manchas, e patas e unhas brancas e pretas numa mesma ave : 

 

Pés e bico escuros

 Alguns arlequins apresentam o bico branco porém com pequenas manchas :

 

 Liprocromos   É o que determina o amarelo na face e rabo e o laranja na bochecha.

 

 A ausência de melanina faz com que a ave tenha os olhos vermelhos, os bicos e pés bem claros.  É o que ocorre nas mutações que chamamos de LUTINO, CARA BRANCA LUTINO que veremos no próximo tópico com mais detalhes.  A melanina se sobrepõe sobre o Lipocromos quando ambos estão presentes.  Sem os liprocromos e melanina, a ave possui coloração com total ausência do amarelo e laranja. 

Num pássaro normal a íris dos olhos é melânica, tornando difícil ver os vasos sanguíneos da retina, através da pupila, no máximo mostrando pequeno ponto vermelho. Já os pássaros INO tem a iris transparente, sem melanina, e o flash reflete o sangue da retina diretamente através da iris, sem importar se a iris está aberta ou fechada. Um pássaro INO também não tem melanina nas unhas, pés e bico. A iris do INO aparenta ser negra em situaçoes normais pois reflete a escuridão do ôlho. O efeito é especialmente notável nas cameras que possuem o flash acoplado pois o flash vai refletir direto na lente. As calopsitas INOS são  lutino (amarelo), cara branca lutino (branco).

 

Pés e bico claros

 

DIFERENÇA ENTRE UM CINZA SILVESTRE E UM CARA BRANCA (AUSENCIA DE LIPOCROMO)
 
 
(Perceba que a diferença entre um macho Cinza Silvestre e um macho Cara Branca (ambos adultos) nesta foto é a ausência do amarelo e laranja no corpo do Cara Branca, entretanto, o macho continua a apresentar forte marcação no rosto (na cor branca) da mesma forma que o cinza silvestre o tem, porém na cor amarela).

 A seguir, foto de um casal Cara Branca adulto :

 

 

INO é todo aquele que não tem a melanina... em termos gerais para fácil
compreensão ... são todos de olhos vermelhos vivos !!!!! Já o prefixo,
serve para qualificar a cor das penas, os lipocromos, que não são
alterados pelo fator INO.

ALB = branco + INO = olhos vermelhos e sem melaninas --> albino
LUT = amarelo + INO = olhos vermelhos e sem melaninas --> lutino
RUBI = vermelho + INO = olhos vermelhos e sem melaninas --> rubino

 

 Fonte: https://www.calopsitas.org/